Limpar o computador corretamente

Todos decerto concordam que a limpeza da casa é algo que se deve fazer com certa freqüência, e também devem de concordar que o computador faz parte da lista de itens que acumulam sujeira e precisam ser limpos.

Mas o que muitos não sabem é que não basta simplesmente passar um espanador no computador para limpá-lo. Por essa razão, será explicado a seguir como você deve proceder para limpar cada parte de seu computador sem prejudicá-lo.


Microprojetor a laser em notebooks e celulares

Cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, apresentaram um microprojetor tão micro que pode ser instalado em notebooks, telefones celulares e até em tocadores de MP3.
A projeção pode ser feita diretamente sobre a parede ou qualquer outra superfície, facilitando seu uso em ambientes comerciais e para entretenimento. O tamanho da imagem pode ser ajustado alterando a distância entre o projetor e a superfície de projeção.





Conheça o HD do computador

Dentro do disco rígido, os dados são gravados em discos magnéticos, chamados de platters. O nome "disco rígido" vem justamente do fato de os discos internos serem extremamente rígidos.
Os platters são compostos de duas camadas. A primeira é chamada de substrato, e nada mais é do que um disco metálico, feito de ligas de alumínio. Mais recentemente, alguns fabricantes passaram a utilizar também vidro, que oferece algumas vantagens, como a maior dureza, embora também seja mais difícil de se trabalhar. Os primeiros HDs com discos de vidro foram os IBM Deskstar 75GXP, lançados em 2001.
Independentemente do material usado, o disco precisa ser completamente plano. Como os discos giram a grandes velocidades e as cabeças de leitura trabalham extremamente próximas da superfície magnética, qualquer variação seria fatal. Para atingir a perfeição necessária, o disco é polido em uma sala limpa, até que se torne perfeitamente plano. Vem então a parte final, que é a colocação da superfície magnética nos dois lados do disco.

Seu Windows 7 esta lento?

Percebi que muita gente tem reclamado que o Windows 7 esta lento então resolvi criar este post com alguns macetes que tornam o sistema mais leve e conseqüentemente mais rápido.

Embora o Windows 7 já seja muito rápido e confiável, este artigo ajudará a obter o máximo desempenho do sistema.
Então, sem perdermos tempo, vamos iniciar o nosso tutorial:
1 - Clique com o botão direito do mouse no ícone Computer do desktop e selecione Properties (ou pressione as teclas Win + Pause/Break). Agora clique no link Advanced System Settings no painel esquerdo (Você pode abri-lo diretamente, digitando sysdm.cpl na caixa de busca do menu Iniciar e teclando Enter). Agora clique no botão Settings na seção Performance:

Sua internet está lenta?

Bom eu sempre escuto comentários sobre Internet lenta, minha Internet ta uma droga, minha Internet não anda ta tudo trancado e por ai vai, então resolvi abordar o assunto com algumas dicas para melhorar o desempenho da Internet.
Existem vários métodos para tirar todo proveito de sua banda. Se a conexão está mais lenta do que o esperado, o problema pode estar dentro de casa.

  Isso pode ser resolvido com alguns ajustes e configurações.

Problemas com Codecs?

É comum as pessoas terem problemas para executar vídeos e musicas em seus computadores então achei conveniente colocar um artigo sobre o assunto no blog espero que ajudo o pessoal.

Hoje em dia é possível baixar qualquer conteúdo da internet em pouco tempo, inclusive filmes. Quem não gosta de assistir a um bom filme ou vídeo em seu computador no aconchego de sua casa? Entretanto isso pode virar uma grande dor de cabeça quando seu player informa que o vídeo não pode ser reproduzido por falta de um codec.

Você sabe o que são drivers?

Todos computadores Notebooks desktops  baseados no sistema opraracional Windows necessitam de drivers para funcionar correctamente.
Driver é como se fosse um tradutor, quando você faz uma ligação internacional, muitas operadoras fornecem a opção de tradução. Uma interlocutora traduz as frases do seu idioma para o idioma do outro falante e vice-versa.

Os drivers de computador fazem o mesmo. Eles interpretam os comandos do computador para fazer um dispositivo funcionar.

Conheça o processador

O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções.

O microprocessador moderno é um circuito integrado formado por uma camada chamada de mesa epitaxial de silício, trabalhada de modo a formar um cristal de extrema pureza, laminada até uma espessura mínima com grande precisão, depois cuidadosamente mascarada por um processo fotográfico e dopada pela exposição a altas temperaturas em fornos que contêm misturas gasosas de impurezas. Este processo é repetido tantas vezes quanto necessário à formação da microarquitetura do componente.
Responsável pela execução das instruções num sistema, o microprocessador, escolhido entre os disponíveis no mercado, determina, em certa medida a capacidade de processamento do computador e também o conjunto primário de instruções que ele compreende. O sistema operativo é construído sobre este conjunto.

GPU e Placa de vídeo

As placas de vídeo são itens de hardware responsáveis pela geração das imagens que são exibidas na tela do computador (incluindo videogames, smartphones, etc). Há tanta variedade de placas com tão distintos recursos que é essencial conhecer ao menos as principais características desses dispositivos e entender um pouco de seu funcionamento. Assim, você saberá escolher o modelo mais adequado às suas necessidades. Por esse motivo, o InfoWester mostra a seguir conceitos relacionados às placas de vídeo, começando com GPU, depois indo para memória GDDR, 3D, shaders, stream processors, entre outros.


Conheça a memória do computador

Diferentes tipos de RAM. A partir do alto:
 DIP, SIPP, SIMM 30 pin, SIMM 72 pin,
DIMM (168-pin), DDR DIMM (184-pin)
Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais. O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas. O nome não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria Memória de Leitura e Escrita. Apesar do conceito de memória de acesso aleatório ser bastante amplo, atualmente o termo é usado apenas para definir um dispositivo eletrônico que o implementa, basicamente um tipo específico de chip. Nesse caso, também fica implícito que é uma memória volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada. A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. É nesta memória que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil (por ex. disco rígido), ou memória secundária.
Há também quem diga que uma memória volátil pode ser "burlada" ou "congelada" com hidrogênio liquido, ou seja, mesmo a memória sendo desligada, ela não perderia seus dados.

Conheça a placa mãe

Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados à placa-mãe para formar o computador. Este artigo mostrará as características desse item tão importante. Visão geral das placas-mãe
As placas-mãe são desenvolvidas de forma que seja possível conectar todos os dispositivos quem compõem o computador. Para isso, elas oferecem conexões para o processador, para a memória RAM, para o HD, para os dispositivos de entrada e saída, entre outros.
A foto a seguir exibe uma placa-mãe. Trata-se de um modelo Soyo SY-KT880 Dragon 2. As letras apontam para os principais itens do produto, que são explicados nos próximos parágrafos. Cada placa-mãe possui características distintas, mas todas devem possibilitar a conexão dos dispositivos que serão citados no decorrer deste texto.

Montando um computador

Montar computadores é uma tarefa relativamente simples já que suas peças são produzidas de tal forma que qualquer pessao com algum conhecimento básico é capaz de montar, desmontar e fazer manutenção trocando peças com problemas.
Você pode fazer uma grande economia montando seus próprios computadores principalmente se o seu objetivo é montar computadores com placas topo de linha. Muitos jovens que gostam de games e precisam de computadores potentes buscam aprender a montar seus próprios computadores e assim podem comprar boas placas mãe, placas de vídeo e processadores para jogos pesados.
Outra situação seria a de pessoas que gostam de fazer upgrande atualizando seus computadores antigos com a troca de peças velhas por placas mais novas.
Aqui fizemos uma seleção de algumas vídeo aulas que estão disponíveis publicamente no Youtube e que são de responsabilidade dos usuários que a publicaram no mesmo.
Ao terminar de assistir estas aulas você já será capaz de montar computadores em casa e a fazer reparos substituindo placas e peças como processadores, memória, HD, etc.

ENIAC o primeiro computador

  Bem vindo ao blog PC Infomática, informática sem frescura. O blog é organizado em páginas você pode navegar pelas postagens no menu "Paginas" que se encontra a direita, espero que a galera goste do blog abordarei diverssos assuntos relacionados a informática e ciência, visando melhorar a sua experiência com  o computador e expandir seus conhecimentos na ciência.
  Bom nada melhor que comaçar o blog falando do inicio da era digital com o promeiro computador do mundo o ENIAC.
  O ENIAC era capaz de realizar cinco mil somas e 360 multiplicações por segundo. Pesava 32 toneladas e media 30 metros, e no local onde funcionava, a temperatura se elevava a uns 50 graus.
A exatos 60 anos, O ENIAC (Electronica Numeral Integrator and Computer), foi o primeiro computador a usar eletrônica digital. Não se destacava precisamente por suas características funcionais: pesava 32 toneladas, media 30 metros e ti


 nha 17.468 válvulas, cuja vida média era de 3.000 horas, o que obrigava à troca de uma a cada 1
 0 minutos.