Conheça o HTML 5

Há 10 anos sem atualização, HTML evolui e abre caminho para browsers auto-suficientes com avanços em multimídia e aplicações offline.
Quebrar as barreiras de compatibilidade na exibição de vídeos via internet, aprimorar o uso offline de aplicações web e exibir gráficos interativos com facilidade no browser estão entre os avanços permitidos pela evolução de uma linguagem que ficou uma década sem atualização, o HTML 5.

A quinta versão da linguagem de desenvolvimento HyperText Markup Language (HTML), responsável por organizar e formatar as primeiras páginas que visitamos na internet, é a grande aposta de empresas como Google, Mozilla, Apple e Opera para levar as aplicações à web. A versão final mais recente da linguagem é o HTML 4.0.1, aprovado em 1999.
"Por isso o frisson em relação ao HTML 5. A linguagem ficou muito tempo sem evoluir e as pessoas adotaram maneiras alternativas de resolver os problemas de programação na web", afirma o professor do departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), Marco Aurélio Gerosa.
A evolução do HTML influi na forma como os navegadores fazem a leitura dos códigos de programação e montam as páginas web para o internauta.

Conheça o HTML

Como funciona uma página?
 
O espaço para sua página na Internet fica em um computador, onde estão todos os seus arquivos de HTML, som, imagem, etc. O computador onde fica a sua home page é chamado de Servidor, pois a qualquer hora do dia ou da noite ele vai estar ligado para as pessoas poderem acessar sua home page.
 
Quando a pessoa entra na sua home page, ela está acessando este espaço. As páginas são feitas usando a linguagem HTML (HyperText Markup Language). Trata-se de uma linguagem simples e bem leve, por isso ela é o padrão da Internet. Nas páginas você coloca sons, imagens, cores.

O futuro da informática

Em um futuro próximo, tudo estará ao alcance de poucos toques e as telas estarão em toda parte. O computador deve ser levado a tira colo e a tela não será mais necessária, como foi apresentado por um video produzido pela Microsoft com perspectivas da tecnologia do futuro para daqui uns 10 anos.
Embarque imediato para o futuro. Na passagem aérea eletrônica, cabem todas as informações: horário e número do voo, hora estimada da chegada e o terminal de desembarque no aeroporto.
No avião, a mãe checa a lição interativa que a filha fez na escola com alunos de várias partes do mundo. Tudo ao alcance de poucos toques.
“A tecnologia vai ser cada vez mais invisível, apesar de ela estar mais presente”, prevê Paulo Iudicibus, diretor de novas tecnologias da Microsoft.

Como funciona o touch screen

Telas multi-touch, touch screen, sensíveis ao toque: tecnologias do futuro que prometem eliminar o uso do teclado e do mouse e até mesmo mudar a nossa relação com o mundo.

Parece coisa de ficção científica. Aliás, é algo que há muito tempo os filmes e contos de ficção científica já previam: uma interface com o computador através de movimentos e de toques direto na tela. Com o avanço da tecnologia, isso já virou realidade e é utilizado por muitos de nós todos os dias. Muitos caixas eletrônicos de banco, celulares como o iPhone e o Nokia 5800, e alguns monitores de computador já utilizam a tecnologia conhecida como Touch Screen. Mas você sabe como ela funciona?